InícioSociedade«Animais Felizes» alia educação ambiental à preservação da natureza

«Animais Felizes» alia educação ambiental à preservação da natureza

Published on

O projeto educativo «Animais Felizes» (devolução de animais selvagens à natureza) teve início em 2013 e continua a ser um sucesso junto do público mais jovem. O objetivo passa por aliar a preservação da natureza à educação ambiental nos estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Gaia. Inserido na programação no domínio da ciência e ambiente para a sustentabilidade, alinhada com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, este projeto pretende estimular nas crianças atividades que consigam conduzir a mudanças de comportamentos, tendo em vista a sustentabilidade da natureza.

Numa fase inicial, o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia acolhe animais selvagens feridos que, através dos seus veterinários e outros técnicos especializados, são tratados. Caso reúnam as condições necessárias, são então devolvidos à natureza, promovendo-se, desta forma, a preservação de espécies animais selvagens e, consequentemente, a sustentabilidade da biodiversidade da fauna local.

Por conseguinte, numa parceria entre o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico e o departamento de Educação da Câmara Municipal de Gaia, alia-se a educação ambiental à cívica, continuando-se a desenvolver um projeto, com periodicidade semanal e com claros benefícios para todos os intervenientes. Os animais são libertados dentro do universo das escolas básicas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas do concelho que, pela sua localização geográfica, reúnam as condições necessárias para o sucesso da iniciativa.

A próxima ação de devolução de animais selvagens à natureza decorrerá na quinta-feira, 4 de maio, pelas 10h45, na EB1/JI de Marco (Santa Marinha). Antes da libertação, decorrerá uma sessão teórica no polivalente da referida escola, com duração de cerca de 30 minutos, na qual será explicada a importância dos animais selvagens e algumas das suas particularidades.

últimos artigos

O truque que ninguém lhe contou para surpreender com pequenos gestos

Surpreender quem nos é próximo não exige grandes investimentos. O verdadeiro segredo está na...

BOIL – Climate Fest regressa a Serralves

O BOIL - Climate Fest regressa ao Parque de Serralves, no Porto, de 24 a 27 de setembro de...

“Primeira Box”: Novo ciclo de música abre o Coliseu Porto Ageas às bandas emergentes

O Coliseu Porto Ageas e a Câmara Municipal do Porto lançam o Primeira Box....

André Silva volta ao Dragão para ser opção na frente de araque

O FC Porto acaba de anunciar o regresso de André Silva que assinou um...

mais artigos

O truque que ninguém lhe contou para surpreender com pequenos gestos

Surpreender quem nos é próximo não exige grandes investimentos. O verdadeiro segredo está na...

BOIL – Climate Fest regressa a Serralves

O BOIL - Climate Fest regressa ao Parque de Serralves, no Porto, de 24 a 27 de setembro de...

“Primeira Box”: Novo ciclo de música abre o Coliseu Porto Ageas às bandas emergentes

O Coliseu Porto Ageas e a Câmara Municipal do Porto lançam o Primeira Box....