InícioSociedadePasseio dos Alemães passa pelo Porto e Lisboa e conta com 200...

Passeio dos Alemães passa pelo Porto e Lisboa e conta com 200 automóveis clássicos

Published on

O ACP Clássicos volta a reunir, este sábado, alguns dos mais emblemáticos modelos da indústria automóvel germânica, no Passeio dos Alemães, dividido entre o Norte e o Sul do país. Além do charme de máquinas intemporais, o Passeio dos Alemães fica marcado pela comemoração dos 60 anos de dois modelos icónicos: o Mercedes-Benz SL “Pagode” e o Porsche 911.

Depois do sucesso obtido com as várias edições do Passeio dos Ingleses, que abriu a época dos passeios de clássicos, em janeiro, o ACP Clássicos reedita este sábado o Passeio dos Alemães, destinado exclusivamente a automóveis de fabrico germânico com mais de 30 anos e futuros-clássicos com mais de 20 anos. Ao todo serão cerca de duas centenas de máquinas intemporais, divididas entre os passeios no Norte e Sul do país, com vários modelos históricos de marcas como a Mercedes-Benz, Porsche, BMW, Volkswagen, Audi e Opel, entre outras. Como não podia deixar de ser, o Passeio dos Alemães vai assinalar o 60º aniversário do lançamento de dois modelos que moldaram a História do automóvel: o Mercedes-Benz 230 SL “Pagode” e o Porsche 911, apresentados oficialmente em 1963 nos Salões de Genebra e Frankfurt, respetivamente. 

A beleza e requinte do Mercedes-Benz 230 SL, obra do designer Paul Bracq, conquistou milhões de aficionados e condutores em todo o mundo, desde logo pelo formato côncavo da sua capota rígida, a lembrar os telhados dos pagodes orientais. Original e com bom comportamento na estrada, não tardou a seduzir os famosos da época, desde estrelas de Hollywood e da música, passando por grandes nomes do automobilismo, como Stirling Moss. 

E quando se pensa em automóveis desportivos, a Porsche e sobretudo o 911 são uma associação quase imediata. Foi o primeiro Porsche com motor arrefecido a ar, de 6 cilindros e 2.0l, que debitava cerca de 130 cv de potência, atingindo uma velocidade de 210 km/h. Com a evolução do projeto, o motor foi sendo melhorado. Na versão RS Carrera de 1972, o bloco de 6 cilindros passou a 2.7l (com 210 cv) e a sua traseira ganhou um spoiler conhecido como “ducktail”, um dos detalhes mais diferenciadores do 911, que ganhou estilo e aerodinâmica. No desporto automóvel, as diferentes versões do 911 acumularam vitórias nos ralis, nas pistas e até no Rali Dakar! Seis décadas após o seu lançamento, o 911 continua a ser o modelo mais famoso da marca de Estugarda e um dos modelos mais populares do Passeio dos Alemães. 

Programa repartido 

Mantendo o formato do Passeio dos Ingleses, o Passeio dos Alemães também será dividido em duas edições, a Norte e Sul. O maior contingente de participantes vai partir de Lisboa, concentrando-se às 09h00 em frente à Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor. Com o apoio da C. Santos VP, um dos patrocinadores do evento, juntamente com a Perfumes e Companhia, estarão expostos os novos Mercedes-Benz SL, num curioso contraponto entre modernidade e História. Também o Porsche 911 estará representado na partida do Jamor, com os participantes a saírem de Lisboa pelas 10h00, dividindo-se em dois grupos: Turístico e Desportivo. O grupo Turístico fará uma visita ao Museu do Ar, na Granja do Marquês, em Sintra, enquanto o grupo Desportivo percorrerá dois troços na zona da Ota e de Montejunto, um local que faz parte da história do Rali de Portugal e que permitirá aos participantes desfrutar destas estradas em modo de regularidade. O almoço final do evento será na Quinta da Grilla, na Merceana (Alenquer). 

A norte, a concentração dos participantes ocorrerá no Edifício Hoechst, no Porto, que alberga a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, na zona da Boavista. O passeio, com partida marcada para as 09h45, também terá uma vertente turística, com visita ao Mosteiro de Arouca e passagem pelos belíssimos Passadiços do Paiva. O grupo Desportivo ruma à zona sul do Douro e a dois troços habitualmente utilizados nas provas do ACP Clássicos, apreciando também a beleza ímpar da região. A Quinta d’Além da Ponte, em Arouca, receberá a caravana para o almoço final. 

Ao todo são esperados cerca de 200 automóveis no Passeio dos Alemães, em mais um evento marcado pelo convívio, descoberta do território e celebração da cultura automóvel.

Programa do Passeio dos Alemães – Norte

09H00 Concentração no Porto 

09H45 Partida do Passeio em direção a Arouca 

11H30 Visita ao Mosteiro de Arouca (Grupo Turístico) 

11H30 Treino de regularidade a sul do Douro (Grupo Desportivo) 

13H00 Chegada ao Restaurante Quinta d’Além da Ponte 

13H30 Almoço no Restaurante Quinta d’Além da Ponte 

 Programa do Passeio dos Alemães – Sul

09H00 Concentração em Lisboa 

10H00 Partida do Passeio em direção a Sintra e Montejunto 

11H00 Visita ao Museu do Ar (Grupo Turístico) 

11H30 Treino de regularidade – Ota e Montejunto (Grupo Desportivo) 

13H00 Chegada à Quinta da Grilla 

13H30 Almoço na Quinta da Grilla 

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...