São uma promessa no afro house e afro beat e estão em Portugal para produzirem novas músicas. A dupla de jovens músicos moçambicanos funde ritmos africanos e eletrónicos de um modo original e imprevisível.
Abel Gabriel (Afrofox) e Carlitos Marcelino (Carpotxa), nascidos e criados no bairro periférico de Zimpeto, em Maputo, partilham desde o ensino primário a amizade e o sonho de criar, tocar e fazer música.
Só no youtube, há duas músicas – “Bo Rastan” e “Sai na Bissau” – com mais de 100 mil visualizações cada uma em apenas um ano, além de uma enorme quantidade de streams em várias outras plataformas de distribuição musical, mormente no Spotify. Também no Tik Tok a dupla é um fenómeno, com milhares de pessoas a dançarem os seus beats, com coreografias que apresentam gente dos 8 aos 80, literalmente!
Um pouco de história
Surgido em 2015, o projecto AFRIKAN DRUMS fez alguns remixes e lançou a primeira música original “Crazy Love” com a talentosa Elsa Palmira. Ao longo dos anos, o grupo alterou-se na sua composição inicial e foi lançando vários temas que despertaram atenção do público.
Em 2021, a dupla realizou uma tour na Guiné-Bissau e assinou com a label “Luna Records”. Depois disto, lançaram o Single “Ventulaté”, que rapidamente vitalizou no Tik Tok, tendo sido a primeira música dos artistas com mais de 1500 vídeos naquela aplicação.
Ao longo de 2022, tiveram muitos momentos marcantes, dos quais se destaca o Festival das Cores, na Guiné-Bissau, espetáculo em que atuaram para cerca de oito mil pessoas. Também este ano lançaram dois EP: “Inarebentau 1” e “Inarebentau 2”, com alguns sucessos que têm marcado as pistas de dança à volta do mundo.
Apresentam-se agora no nosso país, num momento em que as suas músicas continuam a chegar longe e com feedback muito positivo. Recentemente, participaram também em dois singles internacionais: “Pesa munu passage”, da DJ Karaba, de França, e “Please for all”, da artista Maria Die Rue, da Alemanha.
Também os seus remixes de músicas sobejamente conhecidas de outros artistas são frequentes nas pistas de dança portuguesas, como “BKBN”, de Soraia Ramos, “Desenrola, bate, joga de ladinho”, de Os Havaianos x L7, e “Me robaste el sueño”, de Martina Camargo.
Uma dupla, portanto, com um futuro promissor e muita história ainda por descobrir.
