
Todos os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% e que residam em Vila Nova de Gaia, vão ter o passe gratuito para utilizarem nos transportes públicos. Esta medida entra em vigor a partir de setembro do corrente ano.
Para que o estudante tenha direito ao passe gratuito, basta que apresente o atestado médico para comprovar a incapacidade igual ou superior a 60%.
A Câmara Municipal de Gaia já tinha tomado outras medidas de apoio à mobilidade, para a população escolar, nomeadamente na comparticipação total da mensalidade correspondente às modalidades 3Z, Municipal e Metropolitano do Passe Andante 4_18 e Passe andante 4_18(A), isto desde 1 de abril de 2021. Com a entra em vigor do Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), foi criada uma assinatura, também gratuita, até aos 12 anos, pelo que o 4_18 só se aplica a alunos a partir dos 13 anos.
O PART nasceu a 1 de setembro de 2019, na sequência da assinatura do Contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, que permitiu que todos os alunos residentes na Área Metropolitana do Porto (AMP) possam beneficiar gratuitamente do Passe Sub-13 (dos 5 aos 12 inclusive).
A autarquia gaiense também já tinha assumido a 1 de outubro de 2020 o custo do Passe Andante Sub23. Tem como objetivo ajudar estudantes do ensino superior até aos 23 anos. Também estão incluídos nesta ajuda os estudantes do Ensino superior inscritos em Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade. Os universitários residentes em Gaia, mas que frequentem estabelecimentos de ensino fora da AMP também podem ter acesso ao passe Sub-23 de forma gratuita.















