A Solverde.pt desafiou seis artistas portugueses, desde ilustradores, graffiters e designers, a criarem livremente uma obra de apoio à seleção nacional nas vésperas do Euro 2020 com o mote “É muita emoção em jogo”. Hoje, estas obras estão expostas em outdoors espalhados por todo o país.


Em Lisboa, o fotógrafo Hugo Suíssas, reconhecido pelas suas imagens de criatividade e ilusão óptica, expõe num outdoor no Cais do Sodré uma obra em que o virar de uma carta está ligada à emoção de assistir a um jogo da seleção nacional. Em Setúbal, a popular ilustradora Mariana a Miserável, transforma um pontapé de bicicleta em coração; enquanto em Ponta Delgada, nos Açores, Junkhead, ou melhor, a ilustradora Mariana Crisóstomo, recria a comoção de assistir a um jogo da seleção nacional.

No Porto, um dos expoentes máximos da arte urbana em Portugal, o graffiter Mr. Dheo, expõe na Boavista uma obra que retrata a emoção que vivemos com o golo do Éder, no Euro 2016. Ainda na invicta, mais especificamente na Trindade, a ilustradora e designer Fátima Bravo coloca os portugueses à janela em expectativa. Por fim, em Braga, o designer Filipe SJ (imagem de capa) recorda o que está em jogo: o troféu de campeão europeu.

O mote “É muita emoção em jogo” tinha como objetivo que os artistas criassem livremente uma obra que fosse um reflexo da emoção que os portugueses sentem ao assistir aos jogos da seleção nacional. Esta iniciativa da Solverde.pt aspira simultaneamente a demonstrar apoio à seleção nacional nas vésperas do Euro 2020, apoiar os artistas portugueses e democratizar o acesso à cultura com uma exposição em outdoors.

“A iniciativa ‘É muita emoção em jogo’ é antes de mais uma ligação direta ao ADN da Solverde.pt: a proximidade à cultura, ao desporto e aos adeptos. E reforçamos o nosso compromisso com os criadores e artistas portugueses. Nesta iniciativa conseguimos fazer o match perfeito, ao associar a arte ao apoio ao desporto, neste caso a seleção nacional, que move todos os portugueses. A mensagem para dentro do campo é clara: estamos a torcer fervorosamente pela nossa seleção”, diz Américo Loureiro, Diretor da Solverde.pt.

