A dupla Pedro Fraga e Afonso Costa conseguiram na manhã desta quinta-feira o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O segundo lugar conquistado na final A, na categoria de doublle scull ligeiro (LM2x) permitiu ocupar uma vaga na prova mais importante a nível mundial.
Foi na pista italiana de Varese que tudo aconteceu. Depois da prova ter sido adiada de quarta para quinta, devido aos ventos fortes, Fraga e Afonso Costa mantinham o foco no apuramento. No final de 2000 metros de regata, viram apenas uma tripulação ficar à sua frente, no caso os ucranianos Igor Khmara e Stanislav Kovalov, que conquistaram o primeiro lugar com o tempo de 6.23,70, contra o tempo da equipa lusa de 6.24,97.
Significado Especial
Pedro Fraga afirmou que “esta prova tem um significado especial, foi uma época difícil, mas é o culminar do trabalho, do espírito de grupo, não só meu e do Afonso, mas de toda a estrutura. Sentimo-nos realizados, por termos conseguido dar isto à equipa”. Já Afonso Costa confidenciou que “o único segredo é o trabalho. Nós trabalhamos, estamos de consciência tranquila e muito orgulhosos por irmos a Tóquio”.
Para Afonso Costa esta será a primeira presença em Jogos Olímpicos, ao contrário de Fraga. O agora remador da Académica de Coimbra, conta já com duas participações em Jogos Olímpicos, tendo feito dupla com Nuno Mendes, no mesmo tipo de embarcação.

