InícioCulturaFestivais2020 não terá edição do Boom Festival

2020 não terá edição do Boom Festival

Published on

A edição deste ano do Boom Festival foi cancelada e voltará entre os dias 22 e 29 de julho de 2021, em Idanha-a-Nova.

O anunciou foi feito na página oficial da organização, com a justificação a ser, naturalmente, a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Os bilhetes deste ano são válidos para 2021.

Leia o comunicado na íntegra:

“Bastou um agente infeccioso submicroscópico para pôr de joelhos pilares fundamentais da civilização humana. Não foi preciso dilúvio ou messias. Um vírus revirou a sociedade que apregoava super-humanos, viagens turísticas à lua e transumanismo. A natureza, com toda a sua magnanimidade, tem uma ironia desarmante neste Antropoceno.

No dia 13 de Março comunicámos que trabalhávamos para o Boom acontecer em Julho 2020. Observando a pandemia Covid-19, considerávamos ainda a não realização caso a situação mundial se deteriorasse.

Somos um festival que visa o desenvolvimento humano. Através da experiência social de celebração que funde música, artes, cultura, sustentabilidade, bem-estar, conhecimento e natureza almejamos um estado de união sublime (Oneness) entre seres humanos e o todo. É uma experiência de pertença, de contacto próximo, de amor e paz.

O presente momento não nos permite alcançar estes propósitos de vida do Boom. A situação Covid-19 continua a degradar-se. É irrealista achar que se a pandemia passar até Julho os efeitos psicológicos irão desaparecer subitamente.

As limitações que a pandemia impôs à produção e logística do festival, assim como à comunidade mundial Boomer, com supressão de movimentos por tempo indeterminado, obriga-nos a uma decisão.

É uma escolha que nos abala. Irá colocar a organização numa situação extrema. Os Boomers, as famílias e pessoas que trabalham; free lancers, artistas, técnicos, fornecedores, os que beneficiam com o evento, particularmente a região onde se realiza o festival e o país que o acolhe. É um tempo de incerteza. Não obstante, consideramos que é a decisão sensata.

Perante esta pandemia, há que ser ético e responsável. Para salvaguardar a saúde pública, os Boomers, o espírito do Boom; norteados pelos nossos princípios e, especificamente pelos de Humanismo e Unidade; seguindo as orientações em Portugal patentes no Decreto-Lei n.º 10-I/2020, que se aplica a todos os espetáculos que não podem ser realizados no lugar, dia ou hora agendados, entre os dias 28 de fevereiro de 2020 e até ao 90.º dia útil seguinte ao fim do estado de emergência somos obrigados a reagendar a edição de 2020.

A 13ª edição do Boom Festival será entre 22-29 Julho 2021 (Lua Cheia).

foto: Diogo Baptista

Consideramos que antes não estarão reunidas todas as condições para a realização do evento em segurança sanitária e acesso equitativo de Boomers de todo o mundo.”

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...