InícioSociedadePortoCentro pioneiro de rastreio de Covid-19 em modelo “Drive Thru” abre no...

Centro pioneiro de rastreio de Covid-19 em modelo “Drive Thru” abre no Porto esta quarta-feira

Published on

A Câmara Municipal do Porto, a Unilabs e a Administração de Saúde do Norte, acabam de anunciar o primeiro “Drive Thru” montado em Portugal. Trata-se de um “local dedicado à colheita de amostras para rastreio da doença (Covid-19), num modelo piloto em Portugal”.

A ideia partiu da Unilabs, “com o objetivo de testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais”, refere o comunicado enviado às redações.

O primeiro centro de rastreio para Covid-19 está a ser preparado, desde as últimas 72 horas, em modelo “Drive Thru”. “Este modelo permite aos pacientes suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, poder deslocar-se até ao ponto de recolha”, que está “montado do Queimódromo, no Porto, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita até para os profissionais envolvidos”.

Os resultados das análises “serão depois enviados diretamente ao suspeito e às autoridades de saúde pública”, refere o comunicado conjunto entre as três entidades envolvidas no projeto.

foto: Diogo Baptista

Este posto, o primeiro do género em Portugal, estará em funcionamento no dia 18 de março, quarta-feira, “apenas mediante prévia marcação desencadeada pelo próprio Serviço Nacional de Saúde”.

Este posto irá implementar um sistema de entradas e saídas “controladas pela polícia” e permitirá a realização “de cerca de 400 testes diários numa primeira fase”, mas pode “evoluir para perto de 700 testes por dia”.

A equipa médica que irá assegurar o modelo “Drive Thru” é composto por “médicos de Medicina Geral e Familiar que aplicarão um inquérito epidemiológico e sintomático (RedCap) que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação”.

O mesmo comunicado avisa que “só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas, já que o sistema não permitirá a execução de testes ad hoc”.

“Esta medida insere-se num conjunto de iniciativas que o Porto tem vindo a tomar que visam apoiar o esforço nacional de combate à pandemia, numa lógica de proteção e mitigação da doença. Este modelo, pioneiro em Portugal, pode ser replicado noutras cidades do país e ajudar a salvar vidas e, simultaneamente, a melhorar as condições de atendimento dos profissionais de saúde em contexto hospitalar”, refere Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto.

foto: Diogo Baptista

“A ARS-Norte com esta iniciativa ajuda os hospitais a receberem apenas quem de facto precisa de ser apoiado medicamente, protegendo os pacientes, as unidades hospitalares e os médicos de serviços adicionais que podem ser prestado em regime de ambulatório”, diz Carlos Nunes – Presidente do Conselho Diretivo da ARS-Norte.

“A Unilabs Portugal espera dar o seu contributo à região e ao país com o apoio à implementação deste centro de rastreio. Todos os esforços da nossa empresa e dos nossos profissionais estão focados neste momento em apoiar o SNS nesta luta, em coordenação com as autoridades de saúde locais e nacionais.”, afirma Luís Menezes – CEO da Unilabs Portugal.

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...