
Pela 12.ª edição consecutiva, a Quinta do Castelo reabre portas para a área temática dos Banhos S. Jorge, num projeto promovido pelas Termas S. Jorge, no âmbito do programa da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que acontece de 31 Julho a 11 de Agosto.
Contudo, depois de um período intenso de intervenções e sua posterior inauguração oficial, a Quinta do Castelo apresenta-se agora, a todos os visitantes do evento, como um espaço público requalificado com novas valências e um património botânico valorizado. E, através deste projeto cultural, reconfigura-se num verdadeiro oásis da Viagem Medieval!
Assim, na tranquila e romântica paisagem da Quinta do Castelo que foi projetada em 1980, pela Companhia Hortícola do Porto, caracterizada pelo seu grandioso lago e suas grutas artificiais, convida-se arepousar o corpo e o espírito. Perante este ambiente de placidez natural, as Termas S. Jorge retratam as práticas ancestrais do termalismo e os visitantes do evento são convidados a sentir o prazer dos banhos pulverizados e da aplicação de unguentos, ao som de melodias de harpa e performances de dança.
E, nesta edição, inspirada pelo reinado de D. Fernando, as Termas de S. Jorge dão mote à criação artística com a apresentação de dois espetáculos de bailado, que se repetirão a cada 30 minutos, dando a oportunidade a todos os visitantes de assistirem aos mesmos, durante a sua experiência neste espaço temático.
Durante o horário diurno, o bailado: “Os Rituais do Banho de Dona Leonor” transportará os visitantes para tempos, onde Reis e Rainhas curavam suas maleitas em águas milagrosas. Perante o cenário idílico das grutas e seu lago, a Rainha D. Leonor e seu séquito irão bailar com toda a sua beleza e formusura em rituais de Banhos Públicos.
Ao pôr do sol, inicia-se as“Inconstâncias de D. Fernando” retratando o perfil de Rei, que transportado por um sonho que oscila entre delírios e façanhas, divaga entre duas faces disputando entre si o seu poder.
Nesta paragem de roteiro convida-se ainda ao descanso e à retemperação de energias. Aqui, promete-se conquistar o público com experiências de bem-estar perante a contemplação de toda a beleza do espaço, onde se poderá também tomar um chá aromático e de desfrutar de uma caminhada pela Quinta.
Esta recriação histórica dinamizada pelas Termas S. Jorge pretende valorizar a atividade termal, comprovando a sua importância ao longo dos tempos. Desde remotos tempos, que as águas minerais naturais aplicam-se na cura de diversas maleitas. Se, em outras épocas, eram consideradas milagrosas e divinas, atualmente, os seus efeitos terapêuticos estão cientificamente comprovados e reconhecidos internacionalmente.
Aos termalistas é reforçado o convite de visita a esta área temática com a oferta de entrada na apresentação do boletim de tratamento termal 2019. Por outro lado, todos os visitantes do espaço são convidados a conhecer o balneário termal em Caldas de S. Jorge, experimentando práticas termais através da oferta de um vale de desconto (25€), equivalente à oferta da inscrição termal e de um desconto adicional de 10% em tratamentos.














