Créditos: Ana Patrícia Almeida / Foter.com / CC BY
- publicidade -
78 atletas vão disputar o Nacional de águas abertas | Créditos: Ana Patrícia Almeida / Foter.com / CC BY O Campeonato Nacional de 10km de águas abertas, que se realiza no próximo sábado, pelas 11h00, em Montem Global News Portugal
Créditos: Ana Patrícia Almeida / Foter.com / CC BY

O Campeonato Nacional de 10km de águas abertas, que se realiza no próximo sábado, pelas 11h00, em Montemor-o-Velho, conta com a presença dos principais especialistas portugueses que têm aspirações em participar nos Mundiais de Barcelona (20 a 27 de julho) e Europeus de juniores na Turquia (26 a 28 de julho), numa prova com 78 atletas inscritos, entre os quais 18 da Grã-Bretanha e um da Irlanda.

Temos expetativas de uma competição renhida, com diversos candidatos aos títulos em ambos os escalões e géneros. Atendendo à proximidade do Mundial de Barcelona e dos Europeus de Juniores, permitirá avaliar os principais candidatos, funcionando como um dos critérios (não único) para a seleção dos nossos representantes nessas competições”, afirma José Manuel Borges, diretor-técnico nacional (DTN).

O olímpico Arseniy Lavrentyev (Algés), vice-campeão europeu de 25km, e Daniela Pinto (Vitória de Guimarães) venceram a edição de 2012.

Segundo o DTN, “a presença de nadadores ingleses e irlandeses, a exemplo do que já tinha acontecido no ano passado com atletas do Brasil e da Polónia, atesta a confiança na organização portuguesa e a boa colocação da competição em termos de calendarização, garantindo aos melhores praticantes nacionais um competitividade que doutro modo seria difícil de obter”.

Com o intuito de promover a prática da disciplina de águas abertas e aumentar o número de oportunidades competitivas para os diferentes escalões, a Federação Portuguesa de Natação promove também duas provas de promoção, de 3km (Seniores, Juniores e Juvenis) com início às 13h30 e de 1,5km (Masters) que se inicia às 14h00. Em ambas estão inscritos 71 atletas.

A inclusão das duas provas de promoção mereceu uma interessante adesão de praticantes e clubes, permitindo um alargamento do calendário competitivo da disciplina a escalões até agora não contemplados, os juvenis e os Masters. Para além disso abre uma possibilidade de competição aos nadadores juniores e seniores que não competem em 10 quilómetros”, refere José Manuel Borges.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.