
A sabedoria é antiga mas o restaurante é novo. Depois de um percurso de cinco anos por diversas cidades do Norte de Portugal, o restaurante Biferia chegou este ano à Baixa do Porto, mais precisamente ao número 38 da Rua Conde de Vizela, bem junto à icónica Torre dos Clérigos.
O nome Biferia é conhecido do público e tem a sua própria história. Surgiu em 2017, na cidade de Vila do Conde, pelas mãos do empresário Pedro Maia, tendo-se afirmado desde o início como uma casa de carnes de qualidade superior, tornando-se rapidamente um nome incontornável das carnes maturadas, com entre 30 a 120 dias de maturação. Foi um dos pioneiros da sua adoção em Portugal e o primeiro restaurante dedicado à sua venda e maturação.

A localização de Vila do Conde foi vendida em 2019, levando à abertura do restaurante Coreto, na Maia, que constitui ainda um caso único no país ao estar alojado num edifício com o formato de um coreto. Paralelamente abriu ainda a Casa de Repasto, em Vila do Conde, local onde também podem ser encontradas estas famosas carnes e onde a comida portuguesa é feita com paixão e servida em generosas doses.
“A Biferia é um restaurante de carnes de qualidade superior, feitas de forma tradicional, na brasa”, explica Pedro Maia, destacando “uma forte aposta nas maturadas e nos produtos locais, do Norte de Portugal e da Galiza”.
O mais recente restaurante de carnes do Norte ostenta como estrelas as peças maturadas, às quais se juntam escolhas tais como Bife de Atum ou Bacalhau na Brasa. O Costeletão de Vaca Velha, o T-Bone ou o Tomahawk de Boi Capado do Norte de Portugal (considerado por muitos a melhor carne do mundo) são algumas das especialidades que saem todos dos dias de uma das maiores salas de maturação do país, localizada na Maia, e que permite maturar de diversas formas e em condições excepcionais, para serem servidas exclusivamente aos clientes do grupo.
Para acompanhar os pratos principais, os clientes podem escolher entre uma lista de sete acompanhamentos, tais como Arroz Caldoso, Legumes ou Puré de Batata-doce. A carta de vinhos, que destaca o trabalho de vários pequenos produtores, é composta por quase 60 referências.

O espaço aposta na diferenciação pelos vários detalhes que o compõem, resultando numa singularidade diferente do habitual. Tudo foi feito à medida, desde os cadeirões em pele às mesas em mármore e à decoração única que mistura a traça antiga com toques de modernidade e de autor. Tudo isto torna a Biferia, sem dúvida, numa das mais belas salas de refeição da baixa do Porto.
O empresário Pedro Maia explica que “a aposta neste novo espaço na Baixa do Porto foi uma decisão tomada há já vários anos, que acabou por se concretizar mesmo com todos os obstáculos colocados pela pandemia” e adianta “que está a concretizar mais três investimentos dentro do setor: um restaurante dedicado ao Bacalhau, que irá ter no seu interior uma mercearia tradicional dedicada à iguaria; um restaurante asiático criado em torno dos sabores do Mar de Andamão e do Golfo da Tailândia; e um terceiro, em parceria com outros conhecidos empresários da restauração, num tributo ao melhor da cozinha do Norte de Portugal”.
A Biferia está aberta ao público todos os dias, ao almoço entre as 12.30h e as 15.30h e ao jantar das 19.00h às 00.00h. No seu interior tem capacidade para quarenta e quatro convidados, sendo aconselhável a reserva prévia.