Photo by mista stagga lee on Foter.com / CC BY
- publicidade -

A Câmara Municipal de Gaia já iniciou a instalação dos equipamentos ativos que permitirão a disponibilização de uma rede Wi-Fi de acesso controlado e gratuito, suportada na infraestrutura de fibra ótica da autarquia, que irá cobrir a zona pedonal do Centro Histórico, Jardim do Morro, Largo de General Torres e Serra do Pilar.

Numa primeira fase, a cobertura desta rede abrangerá a totalidade da área pedonal junto ao rio, desde a ponte até ao Cais de Gaia. Para abranger esta área, serão instalados 17 AP’s (Pontos de Acesso) e seis Link’s rádio, em locais definidos estrategicamente, garantindo, assim, a melhor eficácia desta cobertura. Estão excluídas a própria zona do Cais de Gaia para não gerar interferência com outras redes aí instaladas, a zona interior do Mercado da Beira Rio e a área envolvente à igreja de Santa Marinha.

Está previsto que esta primeira fase termine em meados de setembro, sendo que o serviço será disponibilizado de forma faseada, de acordo com a evolução da instalação. Há, ainda, a expetativa de ter o serviço online no primeiro local de acesso (área envolvente ao posto de turismo) durante a primeira semana de setembro.

De seguida, a segunda fase irá contemplar o Jardim do Morro, o Largo de General Torres e a Serra do Pilar, sendo expectável o início da instalação dos equipamentos durante a segunda semana do próximo mês.

A este projeto está associado um investimento de 150 mil euros, sendo financiado pelo Turismo de Portugal em 50 mil euros, na sequência de uma candidatura do Município de Gaia ao Programa Valorizar – linha de apoio à disponibilização de redes Wi-Fi do Turismo de Portugal.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.