- publicidade -

O convite é feito em dois idiomas, português e inglês, Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa são as personagens-áudio da nova criação do ateliê OCUBO. A apresentação do projecto “Porto Legends – The Underground Experience” decorreu no edifício da Alfândega do Porto, por estes dias. Trata-se de um espectáculo de dimensão audiovisual que se reveste de carácter imersivo, suportado na essência por projecções audiovisuais.

“Estamos muito felizes por estar aqui hoje. Nesta antestreia do lançamento do projecto Porto Legends, após quase um ano do começo desta aventura e sobretudo depois do desafio lançado pelos directores e fundadores d’OCUBO, entre os quais se encontra o Nuno Maya (director artístico do projecto), que me desafiaram a encontrar no Porto um sítio para uma experiência imersiva”, começou por salientar Edoardo Canessa, produtor do ateliê OCUBO, na apresentação do evento.

E é desde essa altura, o dia 26 de Setembro, que a iniciativa está disponível ao público. Na essência, o projecto virtual visa dar a conhecer dez lendas intimamente ligadas à cidade do Porto. O conhecido historiador Joel Cleto aceitou o repto de estar associado a estas lendas de narrativa audiovisual a partir de um encontro informal com Edoardo Canessa na Confeitaria Petúlia, na Boavista, afinal um lugar da cidade onde a prática das boas conversas tem sido sempre rainha até aos nossos dias.

História da Invicta está quase toda imersa na Alfândega - A descoberta faz-se através de um mergulho na “Porto Legends – The Underground Experience”… | O convite é feito em dois idiomas, português e inglês, Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa são as personagens-áudio da nova criação do ateliê OCUBO. A apresenta Global News Portugal
Porto Legends © OCUBO

A anuência e o contributo de Joel Cleto constituíram assim um dos passos fundamentais para a estruturação e dinâmica do projecto, que ficou a cargo do ateliê OCUBO responsável “pela criação de uma dramaturgia que se desenvolve no limiar da realidade e da magia, da história e da lenda”, tal como se refere no material de apoio à divulgação.

Quem descer às furnas do Edifício da Alfândega para presenciar in loco a experiência vai deparar-se com o espectáculo cuja construção se baseia numa encenação de actores filmados, que inclui animações 3D e 2D, e a narração a cargo de Pedro Abrunhosa no que toca à versão portuguesa e do oscarizado intérprete cinematográfico Jeremy Irons, no caso da versão inglesa.

Submersos por imagens na parte inferior do edifício da Alfândega, os visitantes vão ser banhados pelas projecções que os remetem para lendas fascinantes associadas à história da cidade e da região.

Ouvidos e olhos atentos pois, por exemplo, vão estar em cena as lendas de Pedro Cem, o rico e ganancioso comerciante, que perdeu 100 navios aquando da ocorrência de uma tempestade e assim se tornou Pedro Sem (e ainda deu o nome a um cinema conhecido na Invicta); a que se junta a de Zé do Telhado, o salteador que roubava aos ricos para dar aos pobres (tal como o lendário Robin Hood) e que conheceu o ilustre escritor Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação. Os ‘buscadores de lendas’ terão ainda oportunidade de degustar visualmente o episódio histórico que deu lugar ao famoso prato “Tripas à Moda do Porto”; bem como ainda de ficarem a conhecer o mistério do Tesouro da Serra do Pilar, o violento Cerco do Porto e o Fantasma da Estação de São Bento, entre outras histórias fantásticas às quais o público acede quando compra o seu bilhete.

A logística e os meios envolvidos, bem como os recursos humanos requisitados, para ‘levar a bom Porto’ (literalmente) o projecto são dignos de registo: despenderam-se 50 dias na instalação, participaram 70 actores, 120 figurinos, 30 artistas de vídeo e recorreu-se a uma utilização massiva de projectores de vídeo de alta definição, num total de 50.

Local mítico à beira Douro, a Alfândega consagra no seu interior, sobretudo no patamar inferior das furnas, todo um mistério que rodeia as colunas, arcos, e túneis em conformidade plena com a questão nuclear do ambiente imersivo pretendido para o espectador. O projecto “Porto Legends – The Underground Experience” vive de uma dimensão virtual de vídeo mapping nos diversos espaços: paredes, no chão, e nos tectos.

História da Invicta está quase toda imersa na Alfândega - A descoberta faz-se através de um mergulho na “Porto Legends – The Underground Experience”… | O convite é feito em dois idiomas, português e inglês, Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa são as personagens-áudio da nova criação do ateliê OCUBO. A apresenta Global News Portugal
Porto Legends © OCUBO

Esta rede, mais ou menos complexa, de sistemas e dispositivos tecnológicos contempla ainda 20 telas holográficas, estes suportes conferem às imagens projectadas uma dimensão fantasmagórica. O resultado final é a possibilidade de vivenciar uma experiência de 360º com um grau de ineditismo elevado, a visualização é feita sob a forma de um convite para as pessoas circularem livremente pelo espaço, desfrutando da dramaturgia e da banda sonora.

Para que tudo isto fosse concretizado de forma eficiente e com atractividade estética para o visitante, o ateliê OCUBO contou parceria da Fujifilm, que disponibilizou o mais recente projector de vídeo da marca: o modelo Z500 é assim um dos grandes protagonistas do projecto. Trata-se de um exemplar pioneiro a nível mundial, uma vez que integra lentes rotativas dedicadas à projecção multidirecional da imagem (para cima, para baixo, para a frente, para trás, esquerda e direita). As características do projector facultam-lhe a possibilidade singular de operar em espaços limitados, como é o caso das furnas da Alfândega do Porto.

Por outro lado, o projecto “Porto Legends” pugna pelo cumprimento de uma função social e, por conseguinte, disponibiliza parte da receita de bilheteira do espectáculo para uma causa: o destino desta verba angariada é o financiamento e apoio de compra de equipamentos para a nova Ala Pediátrica do Hospital de São João através da acção da Associação Joãozinho. O espectáculo pode ser visto de terça a domingo, entre as 10h e as 19 horas. No total serão 9 sessões diárias, divididas em português e inglês, de acordo com o calendário específico que se encontra no sítio oficial na rede (www.portolegends.com).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.