Centro de Mama do CHUSJ recebe renovação de certificação clínica europeia

O Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) recebeu a renovação do Certificado EUSOMA – Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama pelo reconhecimento como centro de excelência no estudo e tratamento da doença oncológica mamária. É o primeiro e único Centro de Mama do Serviço Nacional de Saúde (SNS) portador desta distinção de qualidade.

De acordo com José Luís Fougo, oncologista cirúrgico e coordenador do Centro de Mama, “a renovação desta certificação é o reconhecimento do trabalho de excelência no campo da oncologia mamária, prestado por uma equipa de trabalho multidisciplinar. A capacidade de resposta tem aumentado significativamente, atingindo tempos médios de resposta exemplares no panorama nacional”.

Em termos de produção, no primeiro semestre de 2019 realizaram-se 6 621 consultas (um aumento de 8 % face ao período homólogo de 2018) e 447 cirurgias.

A acessibilidade é considerada um valor relevante nesta área, pelo que é de realçar o tempo de espera médio para uma consulta prioritária, que é de cerca de 11 dias, e o tempo de espera médio para uma cirurgia prioritária, que é de cerca de 12 dias (o hospital do SNS com menor tempo de espera neste indicador).

Em 2018, o Centro de Mama realizou 11 802 consultas, mais 9 % que em 2017, e o número de cirurgias (813) aumentou 21 % face ao mesmo ano.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.