Antiqvvm, Balcão, Sala, Desarma e 2 Monkeys, são as novas estrelas. Já se sabe qual a distribuição de estrelas e distinções para o primeiro guia Michelin Portugal em 2024. As novidades deste ano são a entrega de mais 4 restaurantes com uma estrela e a evolução do Antiqvvm, no Porto para o patamar seguinte, a segunda estrela.
Vítor Matos e Rodrigo Castelo são os destaques da noite. O primeiro acrescenta a segunda estrela ao restaurante Antiqvvm, oficia também no 2 Monkeys e ainda dirige a jovem chefe do ano para a Michelin, Rita Magro, do Blind, no Porto.
Rodrigo Castelo é outro destaque, levando para Santarém uma estrela Michelin e uma estrela verde, prémios do seu trabalho contínuo pela valorização do produto local.

O Guia Michelin é a maior referência de restaurantes do mundo, estabelecendo critérios de qualidade para os amantes da gastronomia que querem conhecer, apreciar e, as vezes colecionar, experiências gastronómicas contemporâneas e exclusivas de restaurantes e chefes.
A grande novidade deste ano é a autonomia conseguida por Portugal, que a partir de hoje tem um guia próprio, destacando-se de Espanha. Até 2023, A Ibéria tinha um guia conjunto, mas o investimento português no turismo gastronómico e a relevância que a cozinha portuguesa está a atingir no mundo levam a Michelin a investir mais em Portugal para a promoção do seu guia vermelho.