Penalti decisivo na vitória «arsenalista»

Foto: Diogo Baptista

O Braga é o novo vencedor da Taça da Liga! Levou a melhor sobre o FC Porto, com um golo sem resposta. O lance que decidiu esta final é claramente o do penalti. Primeiro por ter originado o golo e depois por determinar a expulsão de Abdoulaye, ficando assim os «dragões» com apenas dez jogadores em campo.

A primeira parte não teve grande história, excepção feita ao lance do penalti, claro está! Muitas perdas de bola a meio campo, jogadas com princípio mas sem fim. Um jogo morno, portanto. Mas tudo se transformou no final da primeira parte.

O árbitro entendeu que Mossoró terá sido derrubado por Abdoulaye, ao minuto 45, dentro da grande área. Alan não perdoou e fez assim o tento da vitória. Resumindo a primeira parte, os lances de claras oportunidades de golo foram nulos. Apenas um apontamento aos dez minutos, com o falhanço de James Rodriguez, que não conseguiu emendar uma bola, à boca da baliza. Depois do golo foi tudo para o intervalo e ficava a espetativa de como o FC Porto iria reagir ao golo e com menos um jogador.

Os segundos 45 minutos foram bem mais vivos. Um FC Porto a tentar inverter o resultado e um Braga que jogou sempre em contra-ataque. Com mais um elemento em campo, o Braga não dominou o seu adversário. Os azuis e brancos assumiram o jogo, subiram mais no terreno. O Braga jogou em puro contra-ataque, tendo criado várias oportunidades de golo, chegando à baliza de Fabiano sempre em superioridade numérica. Mas os «arsenalistas» não tiveram arte e engenho para dilatar a vantagem.

O FC Porto nunca baixou os braços e Jackson Martínez podia ter feito o empate, não tivesse atirado com perigo ao lado da baliza de Quim. Mas houve um jogador que no meio de todo este filme foi gigante. Chama-se Fabiano! O guardião portista conseguiu evitar mais golos do Braga, tendo conseguido com mestria sair-se nos momentos certos às bolas. Como exemplo, de sublinhar o lance de João Pedro, aos 88 minutos, que sozinho, deixou Fabiano tirar-lhe a bola dos pés!

O Braga consegue assim vencer a Taça da Liga, na primeira vez que vai à final.

Relato, ficha de jogo e estatística

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments