Passeios Gourmet: Batalha de Rabanadas

publicidade

É curioso como duas das melhores rabanadas do Porto se encontram porta contra porta, na mesma rua.

De um lado encontramos o Mercador Café, um bistro informal aberto ao almoço, que apresenta pratos do dia, saladas, tostas, um rol de sobremesas caseiras que, pelo meio, propõe rabanadas deliciosas o ano todo!

Do outro, o Semea, irmão mais novo e informal do Euskalduna Studio, que traz da zona alta da cidade para a Ribeira a rabanada celebrizada na rua de Santo Ildefonso. 

O ringue deste delicioso combate é a Rua das Flores e o combate é a não perder!

Até podíamos dividir a contenda com outros adjetivos, opondo o moderno ao clássico, o tradicional ao contemporâneo, o português ao basco, mas não vale a pena. Quando falamos de comida, falamos de sabor e o que nos une são estas duas propostas tão diferentes com sabores tão diversos e tão bons.

A rabanada do Mercador tem uma mãe, a taberna “o Caseirinho” na rua Martins Alho, ali ao lado, de onde é oriunda: chegou morna, no seu formato clássico oval do pão cacete, densa no interior e com as bordas crocantes, com um bom equilíbrio entre a canela, o tostado da fritura e o doce de ovos que a cobria, complementado com amêndoa no topo. Molhada no ponto certo, apresentou um interior seco e saboroso, bem português.

Rabanada do Semea. Foto: Paulo Russell-Pinto

A do Semea também se apresentou morna ao duelo. Um cubo alto moderno, fofo no corte e cremoso na boca, com uma humidade constante em toda a peça. Um sabor caramelizado intenso e longo. Acompanha um gelado de queijo que acrescenta amargor que a rabanada não tem e que complementa a experiência.   

Quem ganha? Para tirar teimas, temos duas hipóteses: Ou comemos uma, atravessamos a rua e comemos a outra, ou sorteamos uma rabanada para os dias pares e outra para os dias ímpares! Também se pode aproveitar a do mercador ao almoço e disfrutar da do Semea ao jantar! Sem uma delas é que não podemos passar. Empate técnico!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments