Cidade da moda no Porto

O 42.º Portugal Fashion prossegue, a partir das 15h00 do dia 22 de março, no Parque da Cidade do Porto. Os desfiles vão ter lugar numa verdadeira cidade da moda, já que no maior parque urbano do país será instalada uma megaestrutura (10 mil m2 de área total) com três espaços de passerelle, bastidores, showroom, várias áreas sociais e de lazer, sala de imprensa, entre outras valências. Os três espaços de passerelle têm 1.000 m2 cada um, acomodando confortavelmente cerca de 1.000 espectadores por desfile.

«Nesta edição, vamos seguir a lógica organizativa dos grandes shows de moda internacionais, como asfashion weeks de Londres, Nova Iorque e Paris, que privilegiam a realização dos desfiles em grandes estruturas amovíveis instaladas em locais nevrálgicos das cidades», explica o diretor de comunicação doPortugal Fashion. «No nosso caso, queremos aproveitar as potencialidades do Parque da Cidade do Porto, um espaço com excelentes condições para a organização de eventos: amplitude, comodidade, bons acessos, aprazibilidade, etc.. Em termos de conforto e funcionalidade, quer para os protagonistas dos desfiles, quer para os nossos convidados, é uma magnífica solução», acrescenta Rafael Alves Rocha.

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O primeiro dia na Invicta arranca com o desfile dos oito finalistas do Concurso Bloom, após o qual serão apurados os dois vencedores do certame aberto a jovens criadores. Seguem-se os desfiles de seis jovens designers e uma marca na passerelle Bloom, dedicada a novos talentos. Ainda a 22, Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato encerram o cartaz. Nos dias 23 e 24 de março, ao longo da tarde e à noite, há a oportunidade de conhecer as coleções para a estação fria dos consagrados Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Micaela Oliveira, Miguel Vieira, Nuno Baltazar e Katty Xiomara. Destaque ainda, na moda de autor, para as presenças de criadores tão promissores como Carla Pontes, Hugo Costa, Inês Torcato e David Catalán – os dois últimos fazem, nesta edição do evento, a passagem do Bloom para a passerelle principal, depois da recente participação no calendário da Altaroma, em Roma, com o apoio do Portugal Fashion.

Sem descurar a vertente comercial, que está na matriz do evento, o 42.º Portugal Fashion vai revelar as propostas de pronto-a-vestir e calçado de grandes marcas nacionais. De vestuário, estão previstos os desfiles de Ana Sousa, Concreto, Dielmar, Lion of Porches, Meam e Pé de Chumbo. Como habitualmente, o programa do evento contempla também um desfile dedicado ao calçado, no qual vão ser apresentadas as novas coleções da Ambitious, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand, Rufel e The Baron’s Cage. Com objetivos eminentemente comerciais, está também prevista a realização do showroom Brand Up. À semelhança da edição transata, o certame adota um conceito alargado de moda, abarcando não só criações de autor e pronto-a-vestir mas também calçado, joalharia e produtoslifestyle. Está prevista a presença de mais de 60 marcas de vários setores, cujos produtos podem ser vistos e adquiridos no local por qualquer visitante, dado que o acesso é livre.

34 desfiles em quatro dias

Ao todo, o 42.º Portugal Fashion prevê 34 desfiles, nos quais vão apresentar as suas propostas 18 criadores, duas duplas de criadores, seis jovens designers e uma marca Bloom, oito finalistas do Concurso Bloom, sete marcas de vestuário e seis marcas de calçado. «Trata-se de um programa de desfiles muito heterogéneo, como é apanágio do Portugal Fashion. Temos moda de autor de grande qualidade, quer assinada por criadores consagrados, quer por jovens designers, mas também propostas comerciais de vestuário e calçado, vertente que o evento sempre privilegiou», sublinha Rafael Alves Rocha.

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