Nova Operadora de transportes “Maré” chega a Matosinhos em 2019

Nova operadora de transportes garantirá serviço em Matosinhos durante 2019 com mais linhas, frota renovada e cumprimentos de horários.

A partir de 1 janeiro, uma nova “Maré” chegará a Matosinhos. É este o nome da operação de transportes públicos cujo serviço passará a ser assegurado pela ViaMove, uma nova sociedade detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende.

Foi esta a solução encontrada pela Câmara Municipal de Matosinhos, depois de muitas negociações quer com as empresas quer com a ANTROP- Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros.

DR

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos propôs em maio deste ano ao Conselho Metropolitano do Porto uma nova solução já a partir de 1 de janeiro de 2019, uma vez que o contrato de concessão com a Resende terminava a 31 de dezembro deste ano. A proposta de Luísa Salgueiro foi aprovada por unanimidade.

O processo culminou com a apresentação hoje dos novos autocarros “Maré” que, a partir de janeiro, começarão a circular não só em Matosinhos, mas também nos Concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Valongo. As primeiras quatro viaturas representam um investimento na ordem dos 500 mil euros do Grupo Barraqueiro. Ao longo dos próximos meses, irão juntar-se mais seis novos autocarros à atual frota de 60 viaturas. As que não apresentem condições para circulação, serão retiradas. As restantes serão alvo de manutenção e reabilitação.

“Tivemos duas preocupações prioritárias neste processo. A primeira foi reforçar o transporte de passageiros em Matosinhos, garantindo condições de segurança e um serviço de qualidade. A outra foi respeitar a Resende, o seu legado e os seus funcionários”, explicou Luísa Salgueiro.

Assim, os cerca de 200 colaboradores do Grupo Resende irão transitar para a nova sociedade. Está também prevista a contratação de mais 30 motoristas. Mas esta não é única novidade.

A ViaMove assegurará as atuais 22 linhas da Resende. Todavia, segundo o Vereador dos Transportes e Mobilidades, José Pedro Rodrigues, está prevista uma nova linha para a Via Norte, que ligará a Lionesa, em Leça do Balio, à Trindade, no Porto.

Outra das novidades passa pela consulta dos tempos de espera e dos horários quer através de uma aplicação no telemóvel quer, no futuro, nas próprias paragens. Para Humberto Pedrosa, presidente do Grupo Barraqueiro e presidente da nova sociedade ViaMove, “este será um grande desafio”. “Não prometemos uma frota nova de um dia para o outro, mas vamos fazer os possíveis para melhorar a qualidade do serviço para que os utentes fiquem satisfeitos”, adiantou.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments