publicidade

No dia 15 de setembro este centro de investigação recebeu a visita dos Lions de Portugal contando com a presença da Presidente Internacional de Lions Clubs International, Drª Gudrun Yngvadottir, da Islândia, que se deslocou ao país para ter contacto com os projetos solidários dos clubes nacionais.

Após análise dos trabalhos a concurso, o juri da Bolsa de Investigação Médica Lions, Núcleo Regional Norte da LPCC, decidiu dar o prémio ao trabalho intitulado “Implementação de biomarcadores moleculares para medicina de precisão em doentes com tumores cerebrais pediátricos” do IPATIMUP/Centro Hospitalar São João.

O primeiro autor é o Doutor Jorge Lima, investigador na área do Cancro Pediátrico. Este trabalho consiste na identificação de marcadores genéticos que poderão estar relacionados com o cancro cerebral que, atualmente, é o Cancro Pediátrico com pior prognóstico. 

De acordo com a carta de acompanhamento enviada pelos autores “… com este projeto, queremos alargar a oferta de testes moleculares específicos para doentes com tumores cerebrais pediátricos, com o objetivo de aumentar o número de doentes que podem beneficiar destes testes. Em concreto, esperamos que estes testes ofereçam oportunidades terapêuticas adicionais a doentes pediátricos, uma vez que irão revelar alvos terapêuticos que de outra forma não seriam detetados.  Se conseguirmos a “Bolsa de Investigação Médica Lions – Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Área do Cancro Pediátrico” prevemos que este projeto irá contribuir significativamente para aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes com tumores cerebrais pediátricos”.

O Dr. Jorge Lima investiga na área do cancro pediátrico, num projeto coordenado pela Doutora Maria João Gil da Costa, cujos fundos têm origem no projeto LUCAS, uma bolsa de investigação solidária promovida pelos Lions Clubes do norte do país, que se financiaram através da venda do LUCAS, um boneco de neve fabricado à mão com trabalho voluntário.

O projeto LUCAS reponde a uma necessidade identificada pela Liga Portuguesa Contra o Câncro, investigação na área do cancro infantil.

O LUCAS é distribuído pelos Clubes Lions e os fundos angariados são integralmente entregues ao projeto de investigação por via da LPCC, garantindo até agora os trabalhos de investigação com uma bolsa no montante de 10.000€.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments