FITEI: programação dia 7

Bethânia e as Palavras, de Maria Bethânia

7 e 8 de Junho | 21h30min

TNSJ

70 min. | M/4

Programação no âmbito do Ano do Brasil em Portugal

Sinopse

Através da leitura de poetas de língua portuguesa, Maria Bethânia apresenta neste espetáculo a sua já conhecida faceta de divulgadora da literatura lusófona. Acompanhada com viola e percussão por Paulo Dafilin e Carlos Cesar, respectivamente, a cantora vai intercalar textos e canções da tradição portuguesa e brasileira pouco usuais no seu repertório.

Maria Bethânia

Nome imprescindível da música brasileira nos últimos 40 anos, Bethânia teve desde sempre uma especial relação com as palavras. Este gosto terá sido despertado no colégio em Santo Amaro, quando o seu professor Nestor Oliveira a ensinou, assim como ao seu irmão Caetano Veloso, a ouvir poesia. O projeto que agora apresenta começou em 2009, quando foi convidada pela Universidade Federal de Minas Gerais a participar do ciclo de conferências “Sentimentos do Mundo”. Em seguida realizou outras leituras na Casa do Saber (Rio de Janeiro), no Itamaraty (Brasília), para o Encontro Mundial dos Países de Língua Portuguesa, e também na Casa Fernando Pessoa (Lisboa), como retribuição à Ordem do Desassossego, que recebeu com Cleonice Berardinelli por ser, no Brasil, uma das maiores divulgadoras do legado de Fernando Pessoa.

Ficha técnica / artística

Direcção, roteiro e repertório: Maria Bethânia; Colaboração: Elias Andreatto; Músicos: Paulo Dafilin (viola) e Carlos César (percussão); Direcção de produção: Ana Basbaum; Produtor executivo: Marcos Krepp; Produção: Montenegro e Raman Produções; Técnico de monitor: José Carlos Iannacconi; Técnico de iluminação: Roberto Moreira; Roadie: Cassio Araujo; Cenotécnico: Adalberto Almeida

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments