FITEI: programação dia 1 junho

DR

Mix Tura

Teatro Helena Sá e Costa

1 de Junho | 21h30

2 de Junho | 18h30

75 min.

Sinopse

Este espetáculo de “danças” resulta de uma co-produção entre a Allatantou Dance Company (de Portugal) e a Cubanya Dance Company (Reino Unido).

Confluem aqui uma série de linguagens que vão desde as danças étnicas (dança Africana, Cubana, Afro- Brasileira e Oriental), às danças sociais (Salsa, Tango, Samba), passando pelas Urbanas (Hip Hop, Dancehall, Jazz, Reggaeton) até à dança Contemporânea.

Allatantou Dance Company

É uma companhia e escola sediada no Porto desde 2006 e que se encontra um pouco por todo mundo graças à internacionalização de seu fundador, o coreógrafo e bailarino Abdoulaye Camara (República da Guiné). O artista criou este projecto em África, nos anos 70, e disseminou-o por vários países, como EUA, França, Inglaterra, Noruega ou Irlanda.

Joana Peres e João Marques são a dupla que dirige artística e musicalmente o grupo, sendo que a direcção coreográfica e o desenho e confecção de figurinos e adereços fica também a cargo de Joana Peres.

Inspirados na poli-ritmia dos instrumentos tradicionais e no potencial expressivo inesgotável dos movimentos das danças que os acompanham, a Allatantou reúne a possibilidade de investigar, interiorizar e partilhar uma herança cultural de extrema riqueza, sabedoria e beleza.

Entre os numerosos espetáculos desta companhia salientam-se “Liberté” e o recente “Konkasser, o Espírito da Dança”. São parte integrante destes espetáculos as danças de máscaras, de rituais iniciáticos, colheitas, pesca, e outras ocasiões festivas, os seus cânticos tradicionais acompanhados por diferentes instrumentos como, Djembés, Dounoumbás, Krin, Gongoma, Chekerés.

Ficha técnica / artística

Coreografia: Joana Peres, Alain Hernandes, Gisela Pinto, Inês Bernado e Sara Silva; Música: João Russo, Henrique Vasconcelos, Carlos Ferreira, Nuno Oliveira; Bailarinas: Allatantou Dance Company: Joana Peres, Mafalda Albuquerque, Roberta Lazzoni, Mariana Trevisan, Carla Queirós

Francisca Moraes; Convidadas: Gisela Pinto, Inês Bernardo e Sara Silva

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments