InícioCulturaUma noite passada entre anjos negros, baleias, feiticeiros e muito rock

Uma noite passada entre anjos negros, baleias, feiticeiros e muito rock

Published on

A noite do último sábado de Janeiro no Porto prometia e as expectativas eram altas. Não saíram frustradas. Entre o concerto dos californianos The Black Angels, no Hard Club, e a variedade de concertos d’O Salgado Faz Anos… Fest!, no Maus Hábitos, a coisa tinha tudo para correr bem e, sem dúvida, que correu. Muita energia em ambos os lados a proporcionar momentos de festa, plenos de alegria, euforia e até algum êxtase.

Vamos por partes… No Hard Club, as guitarras deslizantes dos The Black Angels levaram ao colo, durante quase duas horas, uma pequena multidão de aficionados do som dos californianos.

The Black Angels. Créditos: Global News Portugal

Ao longo da actuação, as espirais sonoras da banda exacerbam emoções, provocam mesmo arrepios e rematam, muitas das vezes, numa tranquilidade tépida.

Na bateria, Stephanie Bailey marca a cadência da viagem, bem secundada pelo baixo de Jake Garcia, enquanto Ramiro Verdooren (guitarra e teclados) e Alex Maas (voz e guitarra) abrem caminho para Christian Bland e a sua afiada e intratável guitarra.

The Black Angels. Créditos: Global News Portugal

O mote era a apresentação do mais recente álbum de originais, «Wilderness of Mirrors», editado em 2022, mas o concerto vagueou pela vasta discografia da banda, a ouvirem-se temas desde o EP epónimo de estreia de 2005. Foram os casos de «Black grease» e «Manipulation».

O concerto seguiu uma dinâmica muito constante, como é habitual nos californianos, sempre com Bland a puxar pelo público com os seus solos esvoaçantes e abrasivos, enquanto a voz de Maas se assemelha a um feixe luminoso por entre a angélica negritude da sonoridade da banda, em palco iluminada por psicadélicas projecções frontais.

The Black Angels. Créditos: Global News Portugal

«You on the run» abriu as hostilidades e deu o mote para quase duas horas de uma viagem que do novo disco passou por «El jardin», «Without a trace», «Walk on the outside», «The River», «Icon», «Vermillion eyes», «History of the future», «Firefly», «100 flowers of Paracusia», «Empires falling» e o tema título do album «Wilderness of mirrors», que abriu o encore.

Mas muito mais se ouviu numa noite bem conseguida pela banda californiana, que teve a abrir os londrinos Black Market Karma, rapazes de guitarras irrequietas.

The Black Angels. Créditos: Global News Portugal

Envolto ainda no psicadelismo dos The Black Angels, este vosso escriba rumou ao Maus Hábitos. Passava pouco da meia-noite e, no quarto andar do nº 178 da Rua de Passos Manuel, n’O Salgado Faz Anos… Fest a animação ia avançada e muitas actuações já haviam sucedido. Não se pode ter tudo! Ainda assim, nas salas em que foi possível entrar, tanta era a gente, entre Surma, Ricardo Martins, The Black Wizards e Baleia Baleia Baleia a noite continuou em alta.

Surma. Créditos: Global News Portugal

A tentativa para assistir ao concerto de Sarnadas, no Palco Stockhausen, saiu gorada, face a um espaço completamente lotado. Entretanto, por todos os espaços pessoas e mais pessoas, conversavam, divertiam-se, dançavam ou assistiam a uma qualquer actuação.

No Palco Salgado, Surma prendia uma massa humana numerosa e envolvia-a no seu particular universo sonoro, de paisagens electrónicas povoadas por ser imaginários que se fazem notar em pequenos, singelos e impactantes sons, que instigam o ouvinte a viajar mental e emocionalmente, sem deixar de, pelo menos, se menear!

Ricardo Martins. Créditos: Global News Portugal

Electrónica, mas de batida intensa, ou não fosse o artista em causa baterista, também se ouviu no Palco Stockhausen quando Ricardo Martins assumiu a bateria e a maquinaria. Momento mais experimentalista, numa diversidade de sonoridades que desenham, desde já, o futuro.

Já no denominado Palco Super Bock, instalado no restaurante do Maus Hábitos, o público formava uma massa compacta que vibrava intensamente com as diversas bandas que iam passando pelo palco.

The Black Wizards. Créditos: Global News Portugal

Os The Black Wizards deram seguimento ao furor que os Travo já haviam lançado na sala onde habitualmente pessoas tomam refeições tranquilamente, entre copos e dois dedos de conversa. Os feiticeiros Joana Brito, na guitarra, José Roberto, no baixo, e Helena Peixoto, na bateria, levaram o público ao ponto. Stoner de qualidade, em que a guitarra tresloucada, treslouca quem ouve. Foi o que sucedeu! Público ao rubro, agitação na plateia perante as enxurradas de energia debitadas do palco.

The Black Wizards. Créditos: Global News Portugal

O mesmo aconteceu quando foi a vez do power duo Baleia Baleia Baleia tomar as rédeas da festa.

Manuel Molarinho, baixo e voz, e Ricardo Cabral, bateria, começaram por aquecer as hostes, mas depois, com o exponencial aumento de temperatura (ambiente e sonora), e assim que tiram as t-shirts, aplicaram um arraial de porrada rock na enorme legião de fãs, e não só, que tinham pela frente… o que foi bonito de ver!

Baleia Baleia Baleia. Créditos: Global News Portugal

Os Baleia Baleia Baleia, como é costume, geraram um ambiente anarco-catártico, semeando a desordem ordeira no seio da plateia, onde o mosh ainda teve alguns laivos de vida!

Remate perfeito para uma noite passada entre anjos negros, baleias, feiticeiros e… muito rock!

Baleia Baleia Baleia. Créditos: Global News Portugal

últimos artigos

A Casa saiu da Casa… e levou Música ao Hospital para comemorar os seus 20 Anos

No dia em que cumpre o seu 20º aniversário, a Casa da Música entrou...

Mora ‘bisa’ e dá a vitória ao FC Porto

O FC Porto conquistou mais três pontos, desta vez em casa frente ao Famalicão...

Boavista vence em jogo de aflitos

O Boavista foi ao reduto do Farense conquistar três valiosos pontos e logo frente...

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

No Coliseu Porto Ageas, as celebrações do 25 de Abril começam na noite de 23...

mais artigos

A Casa saiu da Casa… e levou Música ao Hospital para comemorar os seus 20 Anos

No dia em que cumpre o seu 20º aniversário, a Casa da Música entrou...

Mora ‘bisa’ e dá a vitória ao FC Porto

O FC Porto conquistou mais três pontos, desta vez em casa frente ao Famalicão...

Boavista vence em jogo de aflitos

O Boavista foi ao reduto do Farense conquistar três valiosos pontos e logo frente...
GLOBAL NEWS PORTUGAL
Resumo de Privacidade

O nosso website utiliza cookies que nos permitem fornecer a melhor experiência de navegação possível e identificar quais os conteúdos mais relevantes para os nossos leitores e visitantes. Esta informação ajuda-nos a fornecer conteúdos mais relevantes para os nossos leitores, sejam eles na forma de notícias, crónicas, conteúdos patrocinados ou publicidade.