InícioCulturaL’Agosto é mês de festivais: Sonic Blast, Paredes de Coura, Luna Fest,...

L’Agosto é mês de festivais: Sonic Blast, Paredes de Coura, Luna Fest, Vilar de Mouros, Extramuralhas e Kalorama

Published on

Agosto é mês de férias e de… festivais. Há festivais para todos os gostos e feitios, nenhum deles a acontecer no Porto, mas também esta é a época em que a cidade se esvazia de gente em busca da praia, do campo e… dos concertos que diversas localidades acolhem em modo festival.

Já a partir de quinta-feira (dia 3), a cidade de Guimarães recebe mais uma edição do Festival L’Agosto, no Museu Alberto Sampaio, com a passagem pelo palco de bandas como And So I Watch You From Afar, Rival Consoles, Ko Shin Moon e os tugas Glockenwise e Moullinex, entre outros.

And So I Watch You From Afar. DR

Com as salas de concertos do Porto a fazerem uma espécie de férias, a Socorro Record Store tem algumas matinés agendadas, com a primeira a ser já no dia 6, esperando-se uma tarde de hardcore com os australianos Pinch Points e ainda os portugueses Ideal Victim e Cavala. Também o Barracuda, que decidiu dar férias aos ‘barracudxs’, acolhe, a partir das 16h30, os franceses Praetor e ainda os tugas Pitch Black.

Na semana seguinte, de 10 a 12 de Agosto, a Praia da Duna dos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora, recebe a 11ª edição do Sonic Blast, por onde vão passar bandas como A Place To Bury Strangers, The Black Angels, Mondo Generator, Thurston Moore Group, Kadavar, EyeHateGod, Earthless, Crippled Black Phoenix, Death Valley Girls, Temple Fang e Acid King, entre muitos outros.

The Black Angels. Global News Portugal

Quatro dias depois (dia 16), Paredes de Coura celebra 30 edições do festival de música nacional que se realiza há mais tempo de forma ininterrupta.

O festival Vodafone Paredes de Coura, que decorre nas margens da praia fluvial do Taboão, preparou um cartaz comemorativo de grande qualidade, pois são 30 anos de Couraíso.

Dry Cleaning. Global News Portugal

Crack Cloud, The Walkmen, Dry Cleaning, Black Midi, Explosions In The Sky, Wilco, Fever Ray, Yo La Tengo, Squid, Sleaford Mods, The Brian Jonestown Massacre, Snail Mail, Jessie Ware, Special Interest, Madmadmad, Indignu e A Garota Não, entre muitos, muitos outros, integram o cartaz que de 16 a 19 de Agosto fará das margens do rio Coura a capital da música.

Campismo. Global News Portugal

Mais a Sul, em Coimbra, a partir do dia 18 e até ao dia 20, realiza-se a primeira edição do Luna Fest que, apesar do cancelamento do concerto dos míticos Devo, por falecimento de um dos elementos há poucas semanas, tem ainda assim um cartaz de se lhe tirar o chapéu.

Assim, pela Praça da Canção, passarão bandas e artistas como Gang of Four, John Cale, The Damned, A Certain Ratio, Buzzcocks, The Undertones, The Star Spangles, The Parkinsons, Martin Dupont, The Fleshtones, Robert Görl, Black Lips, La Femme ou La Élite, entre outros.

Buzzcocks. DR

No dia 20, o Hard Club interrompe as férias e recebe os brasileiros Dead Fish, uma das principais bandas de hardcore do Brasil.

No dia seguinte (21), a Socorro volta a promover uma matiné (18h00), desta feita a cargo da Saliva Diva, que leva até à nova sala os projectos Baleia Baleia Baleia e Super Bronca.

Entre os dias 23 e 26, o mais antigo festival nacional, mas com menos edições do que o de Paredes de Coura, volta a instalar-se em Vilar de Mouros. Pelo palco do mítico festival passarão nomes como Prodigy, Xutos & Pontapés, Enter Shikari, The Last Internationale, Within Temptation, Apocalyptica, Bizarra Locomotiva, James, Ornatos Violeta, Guano Apes e Peaches, entre outros.

The Last Internationale. Global News Portugal

Um dia depois do arranque em Vilar de Mouros, em Leiria, o Extramuralhas concretiza a 12ª edição, a maior de sempre de um festival que se afirmou pela sua singularidade estética e personalidade programática. Na edição 2023, o festival gótico terá, entre os dias 24 e 26 de Agosto, três dias com 22 espectáculos, 11 deles têm acesso gratuito… mas podem ser 14, segundo a organização!

Os suíços The Young Gods e os franceses Corpus Delicti são dois dos nomes que actuarão no Jardim Luís de Camões, onde o acesso será livre. No breu da noite, jovens corpos cometerão o delito de se entregarem à música!

The Young Gods. DR

Pelo Castelo de Leiria, Jardim Luís de Camões, Teatro José Lúcio da Silva e Stereogun passarão nomes como Walt Disco, Das Ich, Grave Pleasures, Twin Noir, Clock DVA, Ditz e Venin Carmin, entre outros.

No dia 25, o Hard Club volta a fazer uma pausa nas férias e recebe o neozelandês Jonathan Bree, que traz até ao nosso país o seu novo álbum «Pre-Code Holywood». 

A aposta da Socorro nas matinés ao longo de Agosto mantém-se e, no dia 26 (19h00), dá palco a Krake e, no dia seguinte (27), a partir das 16h00, o palco é de Mike Vhiles e de Wipeout Beat, para uma tarde de garage rock.

Blur. Global News Portugal

A fechar o mês de Agosto (31), e prolongando pelos primeiros dois dias de Setembro, o MEO Kalorama concretiza a sua segunda edição, voltando a ter, provavelmente, o melhor cartaz de todos os festivais de Verão.

Pelo Parque da Bela Vista, em Lisboa, vão passar artistas e bandas do calibre de Siouxsie (um regresso aos palcos muito aguardado), Blur, Arcade Fire, Yeah Yeah Yeahs, Foals, M83, Florence & The Machine, Amyl & The Sniffers, Shame, Aphex Twin, Metronomy e Prodigy, entre muitos outros.

Kalorama. DR

É, de facto, um mês de festa, com muita música e em lugares não habituais ao longo do ano e que serve sempre para retemperar energias sónicas.

Boas férias para quem as tiver e boa música para todos!

últimos artigos

POST PUNK STRIKES BACK AGAIN 6: 2 dias, 10 concertos e um mar de possibilidades

Está aí o derradeiro festival de música do ano. Post Punk Strikes Back Again...

JYSK reabre no ArrábidaShopping

Há boas notícias para os amantes do estilo escandinavo que visitarem o ArrábidaShopping. A...

A Caridade do Like

A praga dos algoritmos leva-me muitas vezes a assistir a pequenos vídeos de caridade...

ArrábidaShopping com agenda de Natal durante os fins de semana

Durante os fins de semana e até à véspera de Natal, o ArrábidaShopping transforma-se...

mais artigos

POST PUNK STRIKES BACK AGAIN 6: 2 dias, 10 concertos e um mar de possibilidades

Está aí o derradeiro festival de música do ano. Post Punk Strikes Back Again...

JYSK reabre no ArrábidaShopping

Há boas notícias para os amantes do estilo escandinavo que visitarem o ArrábidaShopping. A...

A Caridade do Like

A praga dos algoritmos leva-me muitas vezes a assistir a pequenos vídeos de caridade...