InícioSociedadeA surpreendente comparação entre os Táxis e a Uber

A surpreendente comparação entre os Táxis e a Uber

Published on

O GLOBAL NEWS decidiu fazer também a comparação entre o serviço de táxi e o serviço da Uber. Mais que comparar, decidimos analizá-los. O que quer dizer que não nos limitamos a entrar nos veículos e fazer o mesmo trajeto do ponto A para o ponto B. Decidimos também ir mais longe e verificar as exigências que os dois serviços têm de cumprir.

Vamos primeiro falar das viagens com ambos. Fizemos o mesmo trajeto, num domingo, dia em que o táxi cobra um preço mais elevado quando comparado com o preço de semana. Solicitamos um táxi pela aplicação de uma conhecida central de táxis da cidade do Porto. Demorou cerca de 8 minutos a chegar até mim. Solicitei o serviço da Uber, pela respetiva aplicação. Tempo estimado 7 minutos, mas demorou 8 a chegar.

Vamos às viaturas. O táxi era um Skoda Superb, de abril deste ano. Antes de entrar, apareceu-me um aviso no vidro da porta, “Wi-fi free”. Entro no carro, completamente limpo, tenho a tabela de preços bem visível e recebo um “boa tarde” do motorista na casa dos 35 anos, de blazer, camisa e calça clássica. Solicitei que me levasse para o destino pretendido. Perguntou-me se tinha preferência pelo caminho. Disse que não e o motorista iniciou a viagem. Entretanto, coloco a password no meu smartphone para testar a internet. E não é que funcionou durante todo o percurso?

 



O veículo do serviço da Uber foi um Toyota Auris, de abril de 2016, mas alugado pelo condutor. “Para experimentar o carro, a ver se compensa nos consumos”, desabafa o motorista. Ora neste aspeto, o taxista não pode fazer isto. Não pode alugar um veículo por um determinado período de tempo, mesmo que a viatura tenha que ir para o mecânico. Não pode ser substituída. Regressemos à Uber. Entrei na viatura, o motorista de camisa e calça clássica pergunta-me por onde quero ir. Digo-lhe para escolher o percurso, que foi diferente do táxi – mais longo. A viatura não tinha internet.

Durante a viagem, o taxista falou comigo apenas quando eu falava. Puxei conversa sobre o carro. Disse-me que a maior parte dos taxistas apostam na marca Skoda, por ter qualidade e ser mais barata que a Mercedes. Fiz referência à internet na viatura. O motorista sublinhou que já muitos táxis disponibilizam internet nos carros. “É ilimitada, enquanto durar a viagem, esteja à vontade”!

O motorista do serviço da Uber, perguntou-me se pretendia ar condicionado e lá foi falando, mesmo sem eu dizer nada. Disse-me que não foi fácil entrar no serviço da Uber mas que, apesar do pouco tempo de serviço, estava a gostar, mesmo com a polémica com os taxistas à mistura.

taxi 2

Chegados ao destino, a surpresa veio na conta. O táxi cobrou 9,70€,  já com a taxa adicional por ser domingo. O serviço da Uber cobrou-me 10,02€, valor pago por cartão de crédito. Já o pagamento do serviço de táxi foi com cartão Multibanco. Solicitei o terminal, já que na porta tinha a indicação desse serviço. “Em que nome pretende a fatura”, pergunta-me o Sr. Aníbal Reis, motorista do táxi que fez o serviço – segundo o Certificado de Aptidão Profissional que estava visivelmente afixado no para-brisas da viatura.

Obviamente que a conclusão sobre estas duas viagens vou deixá-la ao leitor, mas deixe-me que lhe diga que no final, não senti que fui melhor servido pela Uber, antes pelo contrário.

O que é importante sublinhar é as burocracias e as taxas que estes dois serviços têm de pagar para nos fazerem o serviço. Eu podia escrever mais alguns parágrafos de decretos de lei extensos sobre essa matéria, mas não o vou fazer. Vou reduzir tudo isso a alguns pontos importantes. Segundo um especialista em transportes contactado pelo Global News, o serviço de táxi tem várias regras e pormenores que fazem com que o consumidor esteja o mais protegido possível. Quais? Os táxis são obrigados a usar taxímetro, um aparelho que é aferido anualmente por entidades competentes e a praticar preços legalmente fixados. A Uber cobra por intermédio de uma aplicação, da qual não vemos o contador a avançar e pratica preços unilateralmente fixados por eles. Mais, tem uma taxa dinâmica que pode multiplicar até quatro vezes mais o valor final, taxa essa que depende da procura. O táxi não tem. Experimente chamar os dois serviços na noite de S. João e compare valores.

O serviço de táxi é obrigado a ter um seguro de responsabilidade civil, de valor mínimo de 50 milhões de euros, para efeito de transporte público de passageiros. As outras viaturas deverão ter um seguro semelhante a qualquer outra viatura particular.

O condutor do táxi é obrigado a possuir o CAP (Certificado de Aptidão Profissional) que tem um custo de aproximadamente 500 euros e obriga a uma formação de 125 horas (atualmente), e renovável obrigatoriamente de 5 em 5 anos. Os motoristas ao serviço da Uber não têm qualquer obrigação a este nível.

Se o táxi tiver uma avaria ou um acidente e for obrigado a ir para o mecânico, o condutor não pode alugar ou trocar de viatura. Tem de esperar que a sua seja reparada para recomeçar o trabalho. As viaturas ao serviço da Uber até podem ser alugadas.

O fator concorrência já existe e sempre existiu nos táxis em Portugal, pois na verdade esta atividade é composta por milhares de pequenas empresas que concorrem entre si, assim como diversas centrais de táxis espalhadas pelo país e várias aplicações disponíveis online. O utilizador pode sempre escolher as melhores viaturas e os melhores motoristas tal como em qualquer outro serviço.

Em 2011, o serviço de táxi em Portugal foi considerado pela FIA – Federação Internacional do Automóvel, como um dos melhores a nível Europeu, contrariamente ao que se tem afirmado por aí nos últimos meses.

Ainda de acordo com o parecer do especialista contactado pelo GLOBAL NEWS, “facilmente se percebe que este serviço, como transporte público que é, deve ser eficazmente  regulado, quer relativamente a regras, quer no que diz respeito à fixação de contingentes municipais, pois estas viaturas necessitam de locais próprios onde se encontram à disposição das populações (praças de táxis), circulam por vias exclusivas a transportes públicos, entre outros fatores que inviabilizam uma possível desregulamentação deste género de serviço.

Importa salientar que o serviço prestado pela Uber, mais não é que um serviço de táxi travestido de transporte privado e nesse sentido creio que a Uber, nos moldes em que se encontra a laborar atualmente, não reúne as mais elementares condições para uma possível regulamentação da atividade, que só poderá ser exercida exclusivamente pelas empresas licenciadas para o serviço de táxi, pelos motivos já enumerados.

Contudo, devo dizer que o principal problema que se coloca nesta questão, não é tanto a Uber enquanto aplicação digital, mas sim os parceiros com quem a Uber se associa para efetuar os serviços de transporte propriamente ditos.
Na minha opinião, a única forma de uma empresa como a Uber poder laborar legalmente em Portugal, seria associando-se ás empresas legalizadas de transporte em táxi existentes e trabalhar exclusivamente com estas, tal como acontece na Alemanha.”

A Uber é capaz de fazer este serviço mais barato? Claro que é, o que não foi o caso do nosso teste. Esta questão táxis / Uber é mais ampla do que possamos pensar. Do lado do serviço dos táxis, um transporte público, regulamentado, estamos a falar de centenas de empresas que pagaram avultadas somas para obterem as licenças. Do lado da Uber, basicamente basta ter uma viatura e ser coletado. Não precisa de CAP, nem de aferições. Não precisa de qualquer tipo de formação. Fazendo estas comparações, haverá justiça entre serviços?

últimos artigos

Queda de árvore interrompe circulação do metro em Vila Nova de Gaia

Eram 16:25 quando a circulação do metro entre as estações da Câmara de...

Em 2023, o Parque Biológico de Gaia aumentou números de visitantes

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinalou quatro décadas de vida,...

Blind Zero celebram 30 anos e apresentam novo disco na Casa da Música

O 30.º aniversário dos Blind Zero vai ser celebrado dia 30 de maio na...

APDL lança boia U Safe para salvamento marítimo e combate à poluição

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., (APDL) lançou ontem, dia...

mais artigos

Queda de árvore interrompe circulação do metro em Vila Nova de Gaia

Eram 16:25 quando a circulação do metro entre as estações da Câmara de...

Em 2023, o Parque Biológico de Gaia aumentou números de visitantes

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinalou quatro décadas de vida,...

Blind Zero celebram 30 anos e apresentam novo disco na Casa da Música

O 30.º aniversário dos Blind Zero vai ser celebrado dia 30 de maio na...