Salão Nobre da Câmara de Matosinhos recebe cerimónia “Prémio Fernando Távora”

No dia 5 de Abril, quinta-feira, às 22h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, é anunciado o Vencedor da 13ª edição do Prémio Fernando Távora. O Júri desta edição é constituído pelos Professores Doutores José Gomes Fernandes e Carlos Prata (indicado pela Casa da Arquitectura); pelo arquitecto Nuno Sousa (em representação da OASRN), por Benedita Sequeira Pinto, neta do arquitecto Fernando Távora, e pelo Doutor Manuel Sobrinho Simões, que apresentará uma conferência com o tema “A Viagem”.

O período de submissão de candidaturas decorreu até ao passado dia 5 de Fevereiro, tendo sido recebidas 19 candidaturas.

Este ano, e pela primeira vez, o lançamento da nova edição do Prémio -14ª edição- será também efectuado em Abril (em vez de Outubro), a par do Anúncio do Vencedor da 13ª edição. Esta é uma alteração de carácter transitório, visando concentrar os actos associados ao Prémio numa única sessão, em Outubro. A partir desta data, todos os momentos de carácter público associados ao Prémio –Anúncio do Vencedor de uma edição, Conferência do Vencedor da edição cessante e Lançamento de uma nova edição – serão efectuados na Cerimónia do mês de Outubro.

O Prémio Fernando Távora é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura, contando com o patrocínio da Ageas Seguros. Foi instituído pela Ordem dos Arquitectos em 2005, em homenagem ao arquitecto portuense, figura de referência da arquitectura portuguesa pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo. Fernando Távora viajou incessantemente para estudar in loco a arquitectura de todas as épocas, em todos os continentes, utilizando-a como conteúdo e método da sua actividade pedagógica e profissional.

O Prémio consiste na atribuição de uma bolsa de viagem anual no valor de €6.000,00; é aberto à participação de todos os membros da Ordem dos Arquitectos* e atribuído à melhor proposta de viagem de investigação apresentada em candidatura.