A Seleção Nacional/Liberty Seguros participa com quatro corredores de elite no Campeonato da Europa de Pista, que se disputa em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, entre hoje, quarta-feira, e domingo, 23.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, convocou António Barbio e Rafael Silva (Efapel), Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) e João Matias (Supermercados Froiz).

Os portugueses vão competir em sete disciplinas diferentes. O mais experiente em pista, apesar de ser o mais jovem do quarteto, é Ivo Oliveira, que vai correr em perseguição individual, 1 km contrarrelógio e fará dupla com João Matias em madison. Além de Madison, João Matias corre em eliminação e 1 km contrarrelógio.

António Barbio participa em perseguição individual e engrossa o pelotão de scratch. Rafael Silva representará Portugal em omnium e na corrida por pontos.

“O Ivo Oliveira participa com o objetivo de classificar-se no primeiro terço da tabela nas provas individuais e de obtenção do máximo de pontos possível a nível individual e coletivo, tendo em vista o apuramento para o Campeonato do Mundo”, afirma Gabriel Mendes.

Os estreantes alinham tendo como meta “a aquisição de experiência e o desenvolvimento de capacidades. Tentarão colocar-se no segundo terço das classificações a pontuar, também com o fito de contribuírem para a qualificação para o Mundial”, sublinha o selecionador.

Calendário de Provas com presença portuguesa*

19 de Outubro

18h30 – 1 Km Contrarrelógio, Final Direta

20h30 – Scratch, Final Direta

20 de Outubro

20h30 – Eliminação, Final Direta

21 de Outubro

14h15 – Omnium – Scratch

16h30 – Omnium – Tempo

19h30 – Omnium – Eliminação

20h40 – Omnium – Corrida por Pontos

22 de Outubro

13h05 – Perseguição Individual, Qualificação

18h55 – Corrida por Pontos, Final Direta

20h00 – Perseguição Individual, Final

23 de Outubro

15h25 – Madison, Final Direta

*Horários provisórios, hora portuguesa

O Campeonato da Europa de Pista para a categoria de elite poderá ser visto em Portugal através do Europsort, cujas transmissões arrancam no dia 20.